Dicas para casamento - 3ª parte




Oie mães e filha

Depois de todas questões, do post anterior, respondidas, vamos ao trabalho de organizar a festa mais esperada de nossas vidas.

Antes de qualquer coisa ser feita, vocês precisam determinar qual tipo de casamento vão ter. Esta será a base para suas escolhas, desde roupa até salão de festas.

Um casamento tradicional, pede roupa mais formal, vestido longo rebordado, smoke, ambiente requintado para festa, jantar.

Se for mais informal podem optar por roupas mais leves, como vestidos curtos ou longos com menos pedraria, ternos, ambiente pode ser até uma chácara, coquetel.

A roupa dever ser uma das primeira preocupações, principalmente para as mulheres, vestido de noiva é uma roupa demorada a ser confeccionada.

Não acredito naquela superstição que os noivos vão devem se ver com a roupa do casamento. Mas acho mais fofo, é uma surpresa para ambos. Principalmente se vocês forem um casal homossexual.

Marcada a data para a cerimônia, os convites devem ser feitos e entregues com um prazo de três meses de antecedência. Geralmente, são entregues pessoalmente pelo casal, com exceção de convidados que morem em outra cidade, neste caso pode ser mandado pelos Correios.

A escolha dos padrinhos é muito pessoal e pode feito na mesma data que forem entregar o convite físico.

Se vocês fizeram listas de casamento, não coloquem junto ao convite é muuuuuito deselegante. Se a pessoa perguntar, vocês falam o lugar, senão cada um tem o direito de comprar o que e onde quiser.

Tenham em mente que haverá convidados que não darão presente algum e ainda vão falar mal da sua festa. (experiência própria)

Contratar ou não um cerimonialista? Na minha visão, este profissional deve ser utilizado quando o casal não tem tempo de correr atrás das coisas pessoalmente.

Apesar de trabalhoso é muito gostoso participar de cada detalhe, por menor que seja.

Se optar por contratá-lo cuidado em escolher um bom profissional. Ele tem que entender sua visão de casamento. Se vocês são pessoas tradicionais, não vão querer um casamento na praia. Da mesma forma, se vocês forem pessoas despojadas não vão querer uma cerimônia formal.

Não esqueçam, vocês são os noivos e o casamento tem que ser como vocês imaginam. Se o profissional tentar convencê-los que a ideia dele é a melhor, recomendo procurar outra pessoa.

A decoração é feita com flores e plantas da época do seu casamento, para evitar receber gato por lebre, pois o florista não encontrou o que foi combinado. (mais uma experiência própria)

Como mencionado, a recepção pode ser em diversos lugares, restaurante, salão especializado, chácara. O buffet do lugar vai mostrar para vocês os pacotes que eles oferecem, escolham o mais viável, financeiramente, para ambos. Não comecem sua vida juntos endividados.

No geral as despesas do casamento são rateadas entre os noivos (cada um paga por seu convidado).

Contrate as fotos e filmagem com profissionais conhecidos e agende o ensaio fotográfico. Há profissionais que vão, inclusive, registar os noivos se aprontado (making off).

Para o ensaio fotográfico procurem um lugar bonito em sua região que vocês apreciem. Normalmente, os profissionais indicam os mais usados, para o caso de vocês não saberem onde escolher.

Um mês antes o casal deve fazer sua despedida de solteiro, pode ser separados (chá de cozinha, para mulheres, e despedida de solteiro, para os homens) ou juntos (chá bar). Se vocês tiverem sorte, seus amigos e familiares vão se encarregar de preparar uma festa surpresa para ambos. (outra experiência própria)

Depois de tudo concluído é só aproveitar a festa.

Beijocas.



Leia também: