Oie mães e filhas
No post anterior falamos sobre amor, hoje vamos começar pelo noivado.
Não há regras quanto ao tempo de noivado, este período é para vocês prepararem tudo para o evento principal, que veremos logo.
Só uma dica, se não quiserem ouvir aquela tradicional cobrança “vocês não vão se casar?” ou “nossa faz tempo que estão noivos, quando é o casamento?”, tenham um noivado curto.
O período que antecede o casamento é estressante o suficiente para ter que ouvir coisas assim de pessoas que só estão interessadas na festa.
A festa de noivado, normalmente, é apenas uma reunião familiar, com pais e irmãos, mas se vocês preferirem façam uma festa incluindo seus amigos, também.
A troca das alianças deve ser tranquila, quero dizer, o noivado é a primeira etapa para o casamento, então faça uma reunião informal, nada grandioso, pois ela pode ofuscar a estela principal: a festa de casamento.
Optem por um restaurante com sua comida preferida, um churrasco ou um coquetel em casa. Fiquem atentos a quantidade de pessoas e ao tamanho do ambiente, convidados gostam de conforto.
Se vocês não tiverem acomodações, aluguem mesas e cadeiras, serv festas fazem este tipo de serviço.
Não perca tempo nem dinheiro com decoração. Mas se faz questão use apenas bexigas/balões, eles são baratos e fazem a diferença nas fotos.
O convite deve ser informal, como a ocasião. Pode ser pessoalmente, por telefone, por mensagem. Algumas pessoas montam, grupos nas redes sociais, para mandar noticias sobre o evento.
Se resolveram fazer sua festa em um restaurante, dependendo do número de pessoas, vocês precisam entrar em contato com o proprietário e pedir a reserva de mesas.
No caso de uma festa maior, vocês podem combinar com o proprietário de fechar o restaurante para vocês e seus convidados.
Hoje em dia é muito comum a divisão da conta final entre os convidados. Mas para evitar qualquer confusão avisem no dia que fizerem o convite.
No dia combinado para a festa, os noivos devem chegar mais cedo para garantir que tudo esteja conforme o combinado e para recepcionar seus convidados.
Em caso de churrasco em casa não á uma regra de tipos de carnes a serem servidos.
A carne de vaca é a mais aceita, então não pode faltar. Pode ser temperada com antecedência ou na hora com sal grosso. Os cortes melhores são picanha, contra filé, alcatra, outro do tipo como costela deve ficar mais tempo cozinhando, por ser carnes mais duras.
Carne de porco, é muito saborosa. Dever ser temperada um dia antes, para pegar bem o tempero. Os cortes mais usados são lombo, panceta e pernil, picanha suína é muito boa também.
Muitas pessoas preferem uma carne mais leve e o frango é o indicado, seus cortes mais usados são coxinha da asa, meio da asa, file do peito, aconselho temperá-los um dia antes, também.
De acompanhamento não pode faltar, arroz, farofa, vinagrete, molhos, linguiça, pão de alho, pão francês, queijo coalho, mandioca cozida, torresmo... Calma! Não precisa ser tudo, mas pelo menos três opções.
De bebida aposte em refrigerantes, sucos, água e cervejas.
Da mesma forma que a festa em restaurante, vocês podem pedir que os convidados tragam suas carnes e bebidas.
As festas acima descritas podem ser oferecidas de dia ou de noite, no caso de coquetel deve ser realizado à noite.
O coquetel é servido salgadinhos, tabua de frios, pães diversos, batidas, bebidas mais requintadas (uisque, vodka, conhaque...), cerveja, refrigerante, sucos, água.
Nos três tipos de festas sugeridos bolos e doces são opcionais.
No período do noivado, há várias questões a serem observadas:
• Teremos filhos? Quantos? Quando?
• Teremos animais?
• Melhor casa ou apartamento? (atente para o fato que há condomínio de apartamentos que não aceitam animais)
• Moradia do casal: comprar ou alugar?
• Mobilhar o imóvel.
• Comprar enxoval.
Preparativos para o casamento:
• Dar entrada com a papelada para o casamento civil, no cartório de registro civil de pessoas naturais;
• Reservar igreja (se forem religiosos);
• Começar a fazer lista de convidados;
• Escolher padrinhos;
• Contratar uma gráfica para os convites;
• Procurar salão para festas;
• Contratar buffet;
• Escolher um fotógrafo e empresa de filmagem em vídeo;
• Decoração para festa e igreja;
• Roupa para a cerimônia.
Ui! Muita coisa, então vamos respirar e aguardar o próximo post.
Beijocas.