Crochê ou arte?



Oiê,

Crochê é um tecido confeccionado com agulhas próprias que proporciona ao tecelão criar padronagens lindas e únicas. Vários fios são usados como: linha de seda, lã, barbante.

A técnica é usada para fazer toalhas decorativas, caminhos de mesa, colchas, bico em tecidos deixando-os mais lindos e roupas.

Apesar de ser um artigo basicamente artesanal, hoje, podemos encontrar máquinas industriais que fazem um trabalho semelhante com baixo custo.

No geral a maior diferença entre os dois estilos é:

  • Crochê artesanal = cada peça é única e exclusiva, porque mesmo que sejam do mesmo modelo, cor e estilo, sempre haverá alguma disparidade.
  • Crochê industrial = é feito em larga escala e produtos padronizados, ou seja, são tudo iguais.

Um dos estilos mais delicados de crochê é o crochê filet consiste em um trabalho plano e geométrico, usando somente os pontos corrente e ponto alto para formar uma rede.

A Wikipedia nos oferece a etimologia da palavra, resolvi colocar aqui pois é muito interessante:
A palavra crochê é derivada do francês antigo crochet , um diminutivo de croche, por sua vez, das línguas germânicas croc, ambos significando gancho. Foi usado na produção francesa de renda do século XVII, onde o termo crochetage designava um ponto usado para unir peças separadas de renda. A palavra crochet subsequentemente passou a descrever o tipo específico de tecido e a agulha de gancho usada para produzi-lo.
Encontrei on-line uma definição fantástica para o crochê:
O crochê é uma arte que envolve muito mais do que linhas, agulhas, gráficos, pontos e a peça final. É a união de conhecimento passado de geração em geração somado a técnicas e ferramentas, o que o leva ao pertencimento a uma cultura, a um povo.

Agora visite o site Loja Vintage Deco e veja o que temos a oferecer.

Beijos