Tecidos decorativos

Oiê,

Tecidos decorativos seriam todos aqueles que usamos para enfeitar os vários ambientes de nossa casa, como: sala, cozinha, quarto, etc.

Alguns deles têm uma utilidade maior que os outros, como por exemplo as colchas e edredons, que além de lindos nos aquecem no frio.

Mas os tecidos não precisam ser necessariamente úteis, eles podem apenas alegrar nosso dia a dia como as toalhinhas decorativas, os caminhos de mesa, toalhas especiais para banquetes memoráveis, cortinas e tapetes. 

Não podemos esquecer das rendas, que são tecidos delicados feitos de fio em um padrão aberto em forma de teia.

Atualmente os tecidos têxteis são divididos em três classes: 
  1. Fibras Naturais: considerados básicos e clássicos, podem ter origem animal (lã e seda); mineral (amianto) e vegetal (algodão, juta, cânhamo, linho e sisal).
  2. Sintéticos: que são fibras produzidas pelo homem usando como matéria-prima produtos químicos, da indústria petroquímica. As mais conhecidas são o poliéster PES, a poliamida PA, o acrílico PAC, o polipropileno PP e o poliuretano elastomérico PUR (Elastano), além das Aramidas (Kevlar e Nomex). 
  3. Artificiais: que provêm de fibras celulósicas, tais como acetatos e viscose, e procedentes de matérias como o milho e óleos vegetais. Imitam perfeitamente a seda e o cetim, e incluem tecidos como o algodão.

Independente do tipo, os tecidos fazem parte de nossas vidas desde a pré-história e não há meios dele ser substituído em um futura próximo.

Visite o site Loja Vintage Deco e conheça nossos produtos.

Beijos