Vamos começar com a definição de família, segundo o site Dicio, é um grupo de pessoas que partilha ou que já partilhou a mesma casa, normalmente possuindo relações de parentesco (casamento), de ancestralidade (filiação) ou de afetividade (adoção).
Despois desta explicação, podemos entender que não há diferença entre a família biológica e a adotiva, a não ser a forma em que ela foi criada, ou seja, o primeiro caso há consanguinidade e no segundo, não
Despois desta explicação, podemos entender que não há diferença entre a família biológica e a adotiva, a não ser a forma em que ela foi criada, ou seja, o primeiro caso há consanguinidade e no segundo, não
Graças as novas leis, os filhos adotivos têm os mesmos direitos sucessórios dos filhos biológicos, como heranças e pensões por morte.
Mas na minha opinião não é exatamente assim na prática, pois aos pais adotivos são exigido coisas que os biológicos não.
Tirando o fato de pais biológicos e adotivos serem obrigados a cuidar das crianças com respeito, criar uma família adotiva é extremamente complicada.
Para formar uma família biológica são necessárias duas pessoas: um homem e uma mulher.
Para formar uma família adotiva são necessárias várias pessoas, além dos pais devemos incluir advogado, juiz, assistente social e ter muita paciência.
Apesar de haver muitas crianças precisando de um lar, as exigências e a demora nas ações judiciais para concretizar a adoção faz com que haja muita ansiedade e pouco sucesso na formação de uma família adotiva.
- Ter pelo menos 18 anos de idade (OK)
- Ter uma diferença de idade de, no mínimo, 16 anos em relação à criança ou adolescente a ser adotado (SEI LÁ)
- Possuir capacidade civil para assumir a responsabilidade de cuidar da criança ou adolescente (OK)
- Demonstrar estabilidade emocional e financeira (SÉRIO?)
- Não ter sido condenado por crime contra a criança ou adolescente (OK)
- Obter o consentimento dos pais ou dos representantes legais da criança ou adolescente a ser adotado (OK)
- Concordância do adotado, se tiver mais de 12 anos (OK)
- Frequentar um curso preparatório para adoção (SÉRIO?)
- Submeter-se a uma avaliação técnica (SÉRIO?)
Beijos