Oie,
O que é necessário para escrever um livro de ficção?
- usar um programa que permita digitar e editar seu texto
- ter um bom tema
- conseguir argumentar de forma coerente para contar sua história
- paciência para os momentos em que as palavras falharem
- paciência em dobro para fazer revisões e mais revisão com o intuito de corrigir os pontos falhos, aqueles que pensou e acabou não escrevendo, fazendo com que o texto fique confuso
Para escrever um livro é de praxe seguir algumas regras quanto ao tamanho, como?
- contos = geralmente têm até 7.500 palavras
- novelas = têm de 7.500 à 40.000 palavras
- romance = acima de 40.000 palavras.
Você deve estar se perguntando por que medir um livro em palavras e não em páginas, porque na hora da impressão, dependendo da fonte que usar, vai dar uma quantidade de páginas diferentes.
Para saber a quantidade de palavras do seu texto, basta verificar no programa que usa para digitá-lo, se preferir pode usar o site Invertexto (basta copiar e colar).
PROGRAMA
Até pouco tempo, usava o Word do Windows, o problema é para ter todas suas funcionalidades tem que pagá-lo e o custo não é muito compensador para um escritor independente.
Quando o Google disponibilizou o Doc, resolvi conhecê-lo e fiquei encantada, além de ser totalmente gratuito seu corretor é mais eficiente que o do seu concorrente. Outra funcionalidade que gosto muito é poder digitar o texto em qualquer lugar que esteja, mesmo sem internet.
Com o Google Doc você pode deixar seu rascunho no Google Drive e digitá-lo em qualquer lugar que esteja usando seu notebook ou seu tablet ou seu celular.
TEMA
Toda história tem que ter um bom assunto, um que prenda seu leitor, então capricha.
ARGUMENTAÇÃO
Seu tema tem que estar bem redigido, caso contrário será abandonado logo no início.
Se você for destas pessoas que gostam de detalhar cada cena em várias páginas, saiba que os leitores estão cansados disso, eles querem que a historia se desenvolva com fluidez, afinal são capazes de imaginar a cena por si só.
Resumindo: não seja prolixo, isso é extremamente aborrecido.
REVISÃO
Leia a releia quantas vezes for capaz, isso evita que o texto esteja confuso e ajuda a corrigir palavras digitadas erradas que o corretor falhou em detectar.
A meu ver é a parte mais chata da escrita.
EDIÇÃO
Quando seu texto estiver pronto, precisa definir se ele será apenas um e-book ou terá versões físicas, neste caso precisa observar várias regras que os e-books não têm:
- ISBN (espécie de "RG" para publicações, é o único que está presente em e-books)
- Carta Catalográfica (documento obrigatório para a sua obra física);
- Código de Barras.
O ISBN é o mais importante dos itens acima, tanto que ao publicar seu e-book no Google Play ou no Amazon eles o oferecem gratuitamente. Caso prefira, pode adquirir um número seu e usá-lo em todos sites que publicar o e-book.
Espero que estas pequenas dicas a ajudem em sua corrida para se tornar uma autora independente.
Beijocas.