Oie mães e filhas
Você que é uma romancista independente e quer vender seus livros físicos, saiba que é fácil encaderná-los e não há necessidade de estoque, pode fazer sobre demanda.
Para impressão, você precisa ter em mente várias coisas, como por exemplo:
- Tipo de papel
- Cor do papel
- Metragem do livro
- Espaçamento entre linhas
- Tipo de fonte
- Tamanho da fonte
- Material necessário
- Tipo de capa (dura ou comum)
Você pode optar por usar o papel branco offset com 70mg ou um com uma gramatura mais espessa para deixar o livro com ar profissional, como por exemplo o papel pólen que tem 90mg e é amarelado, o que é melhor para leitura (o papel branco cansa a vista conforme a luz bate nele).
No Brasil, o tamanho mais comum para romances é o A5 (148 x 210 mm), é o tradicional A4 dividido ao meio. Fique atenta, há lugares que vendem o papel já cortado no tamanho certo, evitando o uso de guilhotina ou de refilar as folha.
Geralmente, o espaço entre linhas é de 1,5, menor que isso as palavras ficam todas muito juntas e quem não tem uma visão muito boa vai desistir de ler.
Uma coisa muito importante é o tipo da fonte, os editores atuais usam as letras com serifa, pois facilitam a leitura, olha o exemplo:
A importância da fonte não está ligada unicamente com qualidade, mas também com economia, Na hora de imprimir é recomendado usar letras mais "leves", pois usam menos tinta, no exemplo abaixo você pode ver, a letra 1 e a 2 estão com tamanho 30, sendo que a 2 é bem maior que a 1.
Simplificando, um livro impresso com a letra 1 teria que ser de tamanho 12, enquanto que na 2 poderia ser tamanho 9, fazendo com que caibam mais palavras nas páginas a serem impressa. Não acredita, então faça um teste, selecione um texto e use ambas as letras para comparar (não esqueça de deixar com o mesmo espaçamento entre linhas).
Capa e miolo vou falar mais pra frente, não perca.
Beijocas.