Oie,
Você sabe o que é laminação de papel? É o ato de deixar o acabamento de um trabalho mais resistente com a colagem de um fino plástico.
Podemos fazê-lo a frio com o tradicional papel contact ou a quente com o BOPP.
BOPP é uma película que adere ao papel através do aquecimento, fica um trabalho excelente e pode ser usado com uma laminadora profissional ou uma plastificadora.
O BOPP pode ser encontrado no fosco, brilhante e holográfico e varia em micras (espessura), eu uso a de 27.
Tenha em mente que a laminação é diferente da plastificação, pois na laminação o papel não perde a maleabilidade como na plastificação.
Vou ensinar abaixo como aproveitar uma plastificadora para laminar. (se tiver uma laminadora este post não é para você, sinto muito não ajudar)
1- Pegue um envelope grande (usei o oficio, pois é o tamanho máximo da minha plastificadora) e corte as duas laterais;
2- Destaque o plástico de plastificação tradicional, pois vamos plastificar os dois lados de dentro do envelope com ele.
3- Com o envelope aberto e com os plásticos (lado fosco em contato com o papel) colocados sobre ele, leve à plastificadora e deixe com que ela faça sua magia. (plastifiquei os dois lados)
Pronto, você acabou de criar um protetor térmico caseiro para laminação, ele vai facilitar seu trabalho e evitar que o BOPP enrugue na hora de passar pela plastificadora.
Prepare o papel a ser laminado e coloque dentro deste protetor térmico caseiro, aqueça a plastificadora respeitando a recomendação de cada marca e coloque este sanduiche para terminar a laminação (recomendo ficar de olho para evitar que o envelope entorte, experiência pessoal.. kkkkk).
Nas fotos abaixo está o passo-a-passo:
A última foto, mostra o antes e depois de um papel laminado.
Pronto, agora seu papel está laminado para usar onde precisar.
Até mais.
Beijocas.