Oie mães e filhas,
Quero falar com você que gosta de ler e avaliar os livros.
De início, devemos ter em mente que não somos Membros da Academia Brasileira de Letras para avacalhar com a escrita de determinado(a) autor(a), respeito é bom e todos merecem.
Como gosto de escrever aqui no blog, sei o quanto é difícil concatenar as ideias, o que nem se compara a redigir um livro, afinal meus posts são ridiculamente curtos em relação a uma obra literária.
Já postei algumas dicas para quem quer escrever num blog, então peço que dê uma olhada antes de continuar:
Blog - dicas para iniciantes - parte 1
Se você leu, percebeu que valem para o resenhista, em minha opinião um(a) autor(a), por pior que seja sua história, merece no mínimo uma avaliação 3, para uma escala de 0 a 5. Meu motivo é simples:
- Ele se esforçou horas, dias e meses para construir e redigir sua ideia;
- Teve coragem de publicar, mesmo sabendo que poderia não agradar;
- Foi humilde de aceitar críticas pesadas e seguir em frente.
Tenho conhecimento, porque minha parceira passou por tudo isso e não desistiu, ficou magoada com a avaliação que recebeu, mas não se rebaixou, manteve sua cabeça erguida e partiu para uma nova história.
Coloque-se no lugar do(a) autor(a), receber uma criticar pejorativa de um livro é o mesmo que ofender seu filho, então não seja cruel.
Tudo que lemos tem passagens boas e ruins, já li livros de autoras renomadas no exterior que em dado momento parecem ter perdido o fio da meada de sua história e nem por isso deixei de ler outras de suas obras.
Se você pesquisar na internet vai encontrar vários posts ensinando a redigir uma resenha, então vá a luta e pesquise, pois o que vou passar aqui são minhas opiniões pessoais.
1- Para escrever uma resenha você precisa ler a obra do início ao fim.
Acho que nem é necessário explicar o motivo, mas vamos lá. Eu pergunto, como avaliar uma coisa sem conhecê-la, é o mesmo que afirmar a uma pessoa que você acaba de conhecer que não gosta dela. Totalmente sem sentido.
2- Descreva sobre a obra
Valorize as partes boas, engraçadas, tristes, para em seguida dizer o que ficou a desejar.
3- Fale sobre a obra e não sobre o(a) autor(a)
Você não conhece a pessoa que escreveu a obra, uma história não é uma pessoa.
4- Seja educada e respeitosa
Uma crítica construtiva é uma ajuda para o(a) autor(a) rever alguns erros que tenham passado despercebidos.
5- Não tenha medo de ser você mesma
Escreva a resenha como se estivesse falando com uma amiga, você quer que ela leia porque sua experiência foi boa, então use palavras que chame atenção para determinada parte do livro.
6- Cuidado com spoiler
Este é meu maior problema, kkkkk, quero contar uma cena muito boa, mas não posso senão a pessoa vai desistir de ler e o objetivo da resenha é incentivar a leitura.
7- Se não gostou do livro
Não somos obrigadas a gostar de tudo, dou duas ideias, não faça a resenha ou seja objetiva nas informações, guarde sua opinião para você mesma, afinal gosto é subjetivo.
Gente, vou parar por aqui, se lembrar de mais coisa venho complementar.
Fique de olho, em breve mais resenhas no blog e no Insta.
Beijocas.