Uma pandemia pode causar um pandemônio se não for controlada.
FIQUE EM CASA E LEIA UM LIVRO
Oie mães e filhas,
Diante do atual cenário resolvi falar um pouco sobre o assunto, como gosto de fazer, abaixo dou a definição das duas palavras que usei como título.
Segundo site Dicio,
Pandemia é uma doença infecciosa e contagiosa que se espalha muito rapidamente e acaba por atingir uma região inteira, um país, continentes etc.
Pandemônio é uma mistura desordenada de coisas ou pessoas.
Quero deixar bem claro que sou leiga, que este artigo é a visão de uma mãe e filha que se preocupa com sua família e não tem nenhum interesse em mudar a crença de ninguém.
Conforme noticiou a mídia, esta pandemia surgiu na China, um país que vem crescendo economicamente nos últimos anos, tendo como base o trabalho escravo do seu próprio povo, tornando a população cada dia mais empobrecida.
Veja nos gráficos um comparativo do PIB e da renda per capita entre China e Brasil
Um outro ponto interessante é o fator higiene, que não é levado muito a sério naquele pais.
Se juntarmos só estas duas realidades, empobrecimento e má higiene, já podemos concluir que é uma porta aberta a doenças, pois uma pessoa com poucos recursos dificilmente vai se preocupar com prevenção a saúde, quem ganha pouco está mais preocupado com sua sobrevivência diária.
Infelizmente por isso o índice de doentes e de mortes, desta nova pandemia que assola o mundo, foi avassaladora naquele país.
Nós, brasileiros, estamos no meio dela e precisamos nos prevenir.
O site da BBC postou uma reportagem dia 11/03/2020 sobre a gripe espanhola muito interessante e nos brindou com uma foto de um hospital de campanha da época, um possível futuro para o Brasil.
![]() |
BBC |
As pessoas estão divididas entre seguir as medidas do Ministério da Saúde ou não, na minha opinião cuidados e higiene nunca é demais.
Como disse anteriormente, neste artigo estou dando minha crítica pessoal e cada um deve fazer o que acha correto com sua própria vida, mas tem a obrigação de respeitar a do seu próximo.
Em casa somos eu, meu marido, minha filha e meus pais e não quero que nenhum pegue a doença, estamos fazendo tudo ao nosso alcance para esta pandemia não nos atingir. Sei que é impossível se isolar completamente, mas se todos fizerem um pouco de esforço será a grande diferença para as pessoas do grupo de risco.
Não esqueçam que grupos de risco são todos aqueles que têm algum problema de saúde que possa ser agravado com a infecção deste novo vírus, independente de idade e sexo, ou opção sexual se acharem melhor.
Os idosos estão sendo colocados no topo do grupos de risco em virtude de suas doenças preexistentes, ninguém falou que eles vão morrer, mas têm que se cuidar para não complicar seu quadro atual de saúde.
Fiquem atentos para a pandemia não virar pandemônio quando a doença resolver se manifestar realmente, estamos entrando no outono e caminhando para o inverno, épocas que normalmente são marcadas por doenças respiratórias, imagines num caso de pandemia.
Reflitam e cuidem-se.
Beijos