Oie mães e filhas!
Como o título do post já fala, hoje quero falar sobre "opinião".
Busquei esta palavra, no site Dicio, e dentre os vários significados o que melhor cabe no meu contexto é "demonstração de um pensamento pessoal em relação a".
Então, opinião é um pensamento pessoal, ou seja, é um ponto de vista inerente e individual de cada ser humano.
Ah! Mas têm os que clicarão no link e lerão no site que, também, é "senso habitual de um grupo de pessoas".
Claro! Normalmente, nos envolvemos com pessoas semelhantes em gostos e pensamentos.
Mas nem sempre....
Na sociedade encontramos diversos tipos de pessoas com educação e expectativas diferentes, e temos que nos relacionar com elas, seja por conta de trabalho, estudo, ou outra atividade.
O problema aqui é que uma grande maioria das pessoas não aceitam opiniões contrárias as delas. Explicando melhor, para elas você não tem direito a sua individualidade.
Não é porque vivemos em comunidade que temos que ver tudo de um único ponto de vista, se fosse assim a vida seria sem graça.
Cientistas ficam anos estudando para explicar determinado assunto e algum tempo depois, o que era verdade passa ser questionado e modificado.
Aliás em ciência nada é considerado exato, tudo é incerto.
Fernando Moreira, é citado no site Pensador, nos explicando este assunto de forma simples:
Nunca diga que nada é exato, nem mesmo a ciência é exata. Ela estuda e faz pesquisas baseada em situações que vão surgindo, prognósticos... apenas pense que há uma forma diferente de ver, de realizar determinada tarefa, mas sempre procurando o acerto e a busca pelo caminho que leva à felicidade, é o que realmente importa.
Se as ideias fossem todas iguais e inalteradas estaríamos vivendo como os neandertais.
Falando em ciência, temos Jean Piaget epistemólogo que estudou a teoria do conhecimento com base no estudo da gênese psicológica do pensamento humano. Sua reflexão girou em torno da origem, natureza e limites do ato cognitivo.
De forma bem resumida temos os 4 estágios do desenvolvimento cognitivo:
- Inteligência sensório-motora (0 a 2 anos): inteligência prática, manifestada em ações. Esquemas de ação, "conceitos” sensório-motores, início da construção das categorias de objeto, espaço, tempo e causalidade. Da indiferenciação eu-mundo exterior ao reconhecimento de objeto, espaço, tempo, causalidade.
- Pré-operatória (2 a 7 anos): Pensamento indutivo, presença do animismo e do artificialismo no raciocínio, egocentrismo. Indiferenciação entre o ponto de vista próprio e o dos soutos, rigidez e irreversibilidade do pensamento. Interesse como prolongamento da necessidade, sentimentos de respeito pelos mais velhos, obediência, moral heterônoma.
- Operatório concreto (7 a 12 anos): Passagem da intuição à lógica do concreto, início da descentração. Aquisição da capacidade de perceber a reversibilidade das operações, explicações causais, noções de permanência de substância, peso e volume. Sentimentos de respeito mútuo e de justiça, moral da cooperação, aparecimento da vontade como regulação da ação.
- Operatório formal ou abstrato (12 anos em diante): Acesso á lógica operatória abstrata, descentração se completa. Pensamento proposicional e hipotético-dedutivo, esquemas formais de lógica combinatória e de proporções. Construção da autonomia.
Podemos concluir que crianças são individualistas por natureza, dois exemplos:
- a brincadeira não é como ela queria então ela chora, faz birra ou briga com todo mundo;
- a casa ou o brinquedo é dela, então ela que manda, mesmo sua vontade sendo a minoria.
Estes comportamentos são próprios da infância e devem ser corrigidos pelos pais. A convivência com seus pares também ajuda, na escola isso é muito visado pelos professores.
Na adolescência o comportamento muda, é onde os grupos são mais importantes que o próprio indivíduo.
Na fase adulta, teoricamente, o indivíduo é capaz abstrair informações e respeitas as ideias alheias. Só que não...
Atualmente, as pessoas pararam seu desenvolvimento cognitivo na fase infantil. É por conta disso que há tanto "mimimi" nas redes sociais.
Se alguém quer viver em sociedade é obrigado a ter respeito às opiniões de seus semelhantes.
Queridas! Como os pronomes pessoais especificam, a minha opinião é minha, a sua opinião é sua, ninguém é obrigado a concordar com ela, mas sim respeitá-la.
Não concorda com o ponto de vista alheio é normal, não respeitá-lo é infantilidade.
Às vezes, ouço absurdos e me abstenho de responder. Internamente, reviro meus olhos, mas pessoalmente, sorrio e tento mudar de assunto para o bem dos meus ouvidos ;)
A imagem que escolhi resume o que quero dizer, cada um tem sua própria opinião e devemos viver com isso, não podemos exigir que alguém pense como a gente, isso chama-se maturidade.
Então respeite cada um como ele é.
Esta frescura de "eu estou certo e você errado" já deu.
Vamos crescer como pessoas!
Beijocas.
OBS: sei que fui repetitiva com a palavra respeito, mas foi proposital.