Oie mães e filhas!
Complementando meu post anterior sobre finanças pessoais, vou apresentar para você meu controle de gastos mensal.
Tem funcionado comigo há alguns anos. No final do post disponibilizo dois links para download, um com o exemplo da minha planilha pessoal e outro arquivo em pdf com explicativo de como usá-la.
Não quero criticar sua vida, mas se você está gastando mais do que ganha, algum problema está havendo! Leia meu post da semana passada.
A melhor forma de controlar gastos é confrontando seus créditos e seus débitos. Não confie em sua memória. Uma planilha ajuda a visualizar isso tudo.
Principalmente, se você fez compra parcelada, não há como esquecer quantos meses faltam para acabar tal dívida. Ajuda inclusive fazer planos para os meses futuros.
Mantenho meu controle está sempre atualizado, ou seja, no fim do mês, quando paguei todas as dívidas posso verificar a possibilidade de guardar um valor na poupança. Ou fazer uma reserva para o próximo mês.
Nessas horas você já dever ter baixado os dois arquivos e está achando complicado, mas não é! Já tentei usar vários apps no celular, mas nenhum deles é tão completo e fácil de incluir dados ou exclui-los, sem contar que os melhores são pagos. Mas arquivo é que estou disponibilizando é totalmente grátis para você.
Veja que coloquei alguns valores aleatórios para você “brincar” e aprender, pode apagar ou incluir e ver o que acontece.
Depois de se inteirar bem com o arquivo, você deve alterar os dados segundo sua realidade (valores e nomes). Vou dar um breve resumo de como usá-lo:
- Na área em verde são seus créditos (ganhos, recebimentos, valores positivos);
- Na área em vermelho/ rosa são seus débitos (mesada, cartões, dívidas, contas, impostos, aluguel, escola, plano de saúde e outros pagamentos diversos);
- Na área em preto é seu saldo, pode ser positivo ou negativo;
- Na área em roxo relaciono minhas compras do meu cartão A. No final há o total geral que virá cobrado na fatura;
- Na área em azul relaciono minhas compras do meu cartão B, observe que neste caso tenho dois cartões adicionais, então relaciono eles separadamente das minhas compras.Há um subtotal em cada adicional. No final há o total geral que virá cobrado na fatura.
Observe que os valores totais nos cartões estão somados, automaticamente, na área em rosa, ou seja, cada compra que for incluída na área roxa ou azul será somada na sua linha na área rosa.
Atente, também, que fiz um somatório de limite de crédito, em baixo do nome do cartão, ele soma inclusive as parcelas que faltam a serem pagas em caso de parcelamento. E um dos motivos que apago cada coluna do mês é que senão esta parte não será útil.
No arquivo pdf que disponibilizo, está mais fácil de entender, pois tem uma foto de cada campo.
Esta planilha está aberta a alterações e correções, se você tiver outras ideias, mande para mim por e-mail, que crio um link e disponibilizo para meus seguidores, com seu nome de indicação.Acredito que na vida devemos estar sempre abertos a novidades e aceitar outras opiniões.
Espero que estes dois posts ajudem você a colocar sua vida financeira em ordem. Sei que não é fácil, mas com esforço você consegue.
Tenha em mente, também, que eventualidades acontecem e muitas vezes são elas que nos colocam numa situação complicada.
Não se sinta decepcionada consigo mesma, todos já passaram ou vão passar por um perrengue financeiro. É só não se desesperar e ter em mente que nestes casos cortar alguns gastos é o ideal até contrabalançar débitos e créditos.
Caso queira mais esclarecimentos, deixe sua dúvida abaixo ou mande um e-mail. Terei o maior prazer em ajudar.
Beijocas.
Controle de gastos mensal
Instrução de como usar o controle de gastos